SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Permanencia de estudiantes pobres en las universidades públicas brasileñas: una revisión sistemáticaLa inclusión escolar de alumnos multiculturales a partir de la percepción de los padres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

PAULINO, Raissa Silva  y  ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da aprendizagem do estudante adulto em situação de vulnerabilidade social. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.50, pp.30-40.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200004.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a condição de aprendente escolar está constituída na subjetividade de estudantes em situação de vulnerabilidade social, fundamentado na Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey. As informações foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas, complemento de frase, diário de campo, linha do tempo (trajetória de vida e escola) e observação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, que atende especificamente moradores ou ex-moradores de rua, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Identificou-se que, nos três participantes da pesquisa, mesmo tendo passado por experiências bem parecidas, como ter morado nas ruas, serem ex-usuários de drogas e terem abandonado a escola ainda na adolescência, o modo como subjetivam a condição de aprendente escolar é perpassado pela natureza dos sentidos subjetivos que são produzidos no tempo presente, por vezes expressando uma condição de sujeito ou de agente do processo de aprendizagem escolar.

Palabras clave : Subjetividade; Aprendizagem escolar; Vulnerabilidade social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )