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Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ARAUJO, Giodésia Conceição Gomes de. Formação continuada: constituição e contribuições para a identidade docente. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.50, pp.114-123.  Epub 09-Out-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200012.

A formação continuada, como um dos aspectos que têm como papel contribuir para o desenvolvimento profissional do docente, torna-se elemento de investigação quando se tem como propósito estudar a identidade profissional dos professores. Desse modo, este artigo trata de um recorte da pesquisa intitulada Interface entre processos de formação continuada e identidade profissional docente que objetivou verificar se a formação continuada, além de possibilitar o aperfeiçoamento inerente à atividade pedagógica, também viabiliza o aporte para o aprimoramento e reconfiguração da identidade docente. A fim de empreender o estudo, adotaram-se como referencial teórico-metodológico Dubar, Imbernón, André e Lüdke e Creswell. Refere-se a uma pesquisa de campo na perspectiva qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas, com a participação de dez (10) professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de São Paulo. Os resultados sugerem que alguns processos formativos contribuem para a reconfiguração identitária docente, por meio de elementos específicos, viabilizados nessas formações. Dessa forma, foi possível desvelar que, na estruturação dessas formações, estavam presentes: a coparticipação do docente por meio da interação e integração no momento da formação; a mobilização cognitiva por intermédio de ações durante o processo e sobre o tema em estudo e a associação teoria e prática viabilizada pela contextualização do tema na prática.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Trabalho docente; Educação permanente; Formação de professores; Identidade profissional.

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