SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Piaget meeting with Cyril Burt’s intelligence test: a narrative reviewConceptual Analysis of the Expression “Socioemocional” in Psychology Articles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

FLORES, Fernanda Mongelli Honda et al. REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.51, pp.22-30.  Epub Nov 20, 2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30.

Este artigo objetivou analisar a organização do ensino da disciplina de História da Psicologia, baseando-nos em cursos de graduação em Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, inventariaram-se as instituições que possuem cursos de Psicologia, acessando os seus sites e aplicando questionários aos seus coordenadores. Em seguida, organizaram-se algumas características gerais dos cursos e das instituições anuentes. Posteriormente, discutiu-se como o ensino da História da Psicologia auxilia na formação de estudantes, introduzindo-os ao estudo da Psicologia e às suas contendas científicas e profissionais. Ele contribui, com críticas, ao que se empreende no presente, embora apresente dificuldades de proporcionar algo introdutório mesclado a reflexões avançadas em uma disciplina. Por fim, observou-se que ele pode ser alocado e articulado com outras disciplinas, fazendo interface com os domínios da Ontologia, Epistemologia, Lógica e Ética.

Keywords : Ensino Superior; Disciplina; História da Psicologia; Formação do Psicólogo; Universidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )