SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SULCONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CARDOSO, Ariela Santana  e  CASTRO, Thiago Gomes De. ANÁLISE CONCEITUAL DA EXPRESSÃO “SOCIOEMOCIONAL” EM ARTIGOS DE PSICOLOGIA. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.51, pp.31-41.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p31-41.

O uso da expressão ‘socioemocional’ tem se tornado cada vez mais frequente na literatura de Psicologia. Todavia, seu significado e demarcações operacionais para avaliação em pesquisas muitas vezes não convergem para uma compreensão homogênea. Considerando a relevância atual do tema para a pesquisa psicológica, o presente estudo buscou analisar o conceito a partir de seus contextos de aplicação e operacionalização. Foi conduzida uma busca de artigos publicados em periódicos de Psicologia entre 2005 e 2015 consultando as bases Web of Science, PsycInfo, Scielo e PePSIC. Para a busca foram utilizados os termos “socioemocional” e “psicologia” nas línguas inglesa e portuguesa. A análise conceitual conectiva buscou verificar os contextos de enunciação, os termos conectivos, e o grau de explicitude operacional relativos aos usos da expressão socioemocional. A busca retornou 198 artigos que, após filtragem, considerando apenas estudos empíricos não repetidos, reteve 74 artigos para a análise conceitual. Os resultados evidenciaram uma prevalência de textos publicados nas áreas de educação e psicologia do desenvolvimento. Ao todo, 26 termos conectivos foram registrados na vinculação com a expressão socioemocional. Prevaleceram os estudos em que a expressão socioemocional não apresentou definição explícita em sua enunciação. Conclui-se que, embora o uso da expressão socioemocional seja crescente na literatura de Psicologia, sua circulação e operacionalização heterogêneas demonstram a estrutura probabilística do conceito, referindo uma base teórica pouco clara na explicitação dos construtos e uma forte ênfase nas técnicas de avaliação para a definição do uso da expressão socioemocional.

Palavras-chave : Terminologia da psicologia; Respostas emocionais; Revisão de literatura; Pesquisa científica; Semântica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )