SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Por la voz del otro: la construcción social de la discapacidad en la escuelaAprendizaje Escolar: desafíos del profesor en la actividad docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

FAVERO, Maria Helena; CHIESA, Aline de Amorim Pinto  y  LOPES, Maria Juliana de Freitas Carvalho. VOZES DE ESTUDANTES E DIFICULDADES EM MATEMÁTICA ESCOLAR: INCLUSÃO E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.51, pp.63-71.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p63-71.

Neste trabalho, o consenso em defesa da educação inclusiva é retomado, enfatizando: a relação entre a educação inclusiva, as práticas escolares e a pesquisa; o conceito de diversidade; a importância das vozes dos estudantes sobre os processos de inclusão/exclusão. Descreve-se um estudo focado nas vozes de dois pares de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 14 anos, sendo um par com diagnóstico de paralisia cerebral e um sem esse diagnóstico. Os estudantes participaram de entrevista focada em sua história escolar, nas concepções em relação à escola, bom aluno, competências e dificuldades escolares e a respeito de suas relações sociais. As transcrições foram analisadas, tendo a proposição como unidade de análise. Ficaram demonstradas, independentemente do diagnóstico, concepções negativas em relação ao próprio desempenho escolar em matemática e à dificuldade na compreensão do significado dos números, das operações e do sistema de numeração decimal. Os resultados são discutidos defendendo a prática psicopedagógica como procedimento para o desenvolvimento das competências conceituais.

Palabras clave : Educação inclusiva; Práticas escolares; Matemática; Vozes; Prática psicopedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )