SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52ORIGEM SOCIAL E PERCURSO: MÉRITO E CONTINGÊNCIA ENTRE EGRESSOS DE UM CURSO SUPERIORAUTOEFICÁCIA, HABILIDADES SOCIAIS E CLIMA ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FILIPPSEN, Osvaldo André  e  MARIN, Angela Helena. AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR POR PROFESSORES E ESTUDANTES. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.22-32.  Epub 13-Out-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p22-32.

O presente estudo visou caracterizar e comparar o clima escolar entre professores e estudantes do ensino técnico de nível médio privado, verificando associações e diferenças entre eles. Utilizou-se um delineamento correlacional e comparativo de corte transversal, com participação de 62 professores, os quais preencheram o Questionário de Dados Sociodemográficos e Laboral e a Delaware School Climate Survey - Teacher/Staff, além de 135 estudantes, que responderam ao Questionário de Caracterização do Perfil dos estudantes e ao Delaware School Climate Survey-Student. Constatou-se que tanto professores como estudantes perceberam como positivos os fatores: relação professor-aluno, relação entre alunos e bullying, mas, quando comparados, os professores perceberam de forma mais positiva a relação entre alunos, engajamento do aluno e bullying, enquanto os estudantes, clareza e justiça das regras e segurança. Tais dados são corroborados pela evidência de concordância moderada no fator relação entre alunos, razoável em clareza e justiça das regras e segurança, e mínima para relação professor-aluno, bullying e engajamento estudantil. Apesar das diferentes percepções, os dados denotaram, de modo geral, um clima positivo entre as escolas investigadas.

Palavras-chave : Clima escolar; Ensino; Professores; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )