SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52School Climate in Private Technical Education: Teacher and Student EvaluationSchool Complaint: An Analysis Of The Referrals Of Students To Health Services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

FALCAO, Amanda Oliveira; LEME, Vanessa Barbosa Romera  and  MORAIS, Gisele Aparecida de. AUTOEFICÁCIA, HABILIDADES SOCIAIS E CLIMA ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.33-43.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p33-43.

O estudo comparou a autoeficácia acadêmica, as habilidades sociais e o clima escolar de estudantes do final do Ensino Fundamental, considerando diferenças por sexo e a influência do histórico de reprovação escolar, a partir da Teoria Social Cognitiva. Participaram 491 alunos (idade de 11 a 16 anos), selecionados por conveniência, de ambos os sexos, que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do Estado de Minas Gerais. Os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, ao Children's Self-Efficacy Scale, ao Questionário de Clima Escolar e ao Questionário com informações demográficas. Os resultados indicaram que as meninas apresentaram mais autoeficácia para atividades extracurriculares/lazer e social e mais empatia e assertividade do que os meninos. Os alunos apresentaram mais habilidades sociais de abordagem social/sexual e perceberam mais o clima escolar acerca do relacionamento entre estudantes. Estudantes com histórico de reprovação escolar tiveram menor autoeficácia e clima escolar positivo. Os dados evidenciaram as influências dos papéis de gênero e da reprovação escolar sobre as relações interpessoais e o desempenho escolar dos estudantes ao final do Ensino Fundamental, destacando a necessidade de se fomentar programas de intervenção com alunos e professores.

Keywords : Autoeficácia; Habilidades sociais; Clima escolar; Ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )