SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR POR PROFESSORES E ESTUDANTESQUEIXA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DE ALUNOS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FALCAO, Amanda Oliveira; LEME, Vanessa Barbosa Romera  e  MORAIS, Gisele Aparecida de. AUTOEFICÁCIA, HABILIDADES SOCIAIS E CLIMA ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.33-43.  Epub 13-Out-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p33-43.

O estudo comparou a autoeficácia acadêmica, as habilidades sociais e o clima escolar de estudantes do final do Ensino Fundamental, considerando diferenças por sexo e a influência do histórico de reprovação escolar, a partir da Teoria Social Cognitiva. Participaram 491 alunos (idade de 11 a 16 anos), selecionados por conveniência, de ambos os sexos, que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do Estado de Minas Gerais. Os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, ao Children's Self-Efficacy Scale, ao Questionário de Clima Escolar e ao Questionário com informações demográficas. Os resultados indicaram que as meninas apresentaram mais autoeficácia para atividades extracurriculares/lazer e social e mais empatia e assertividade do que os meninos. Os alunos apresentaram mais habilidades sociais de abordagem social/sexual e perceberam mais o clima escolar acerca do relacionamento entre estudantes. Estudantes com histórico de reprovação escolar tiveram menor autoeficácia e clima escolar positivo. Os dados evidenciaram as influências dos papéis de gênero e da reprovação escolar sobre as relações interpessoais e o desempenho escolar dos estudantes ao final do Ensino Fundamental, destacando a necessidade de se fomentar programas de intervenção com alunos e professores.

Palavras-chave : Autoeficácia; Habilidades sociais; Clima escolar; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )