SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Produciendo medicalización: revisión bibliográfica sobre derivaciones de la educación escolar a la saludTrastorno del Espectro Autista: Capacitación de profesores para actividades escolares en grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

FERREIRA, Alisson Vinicius Silva  y  BORGES, Lucienne Martins. LONGE DE CASA: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E INDICADORES DE SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.64-73.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p64-73.

Diante da internacionalização do ensino superior e, consequentemente, dos desafios de adaptação cultural e acadêmica que os imigrantes universitários tendem a enfrentar ao adentrar em uma universidade estrangeira, este estudo buscou investigar as principais demandas e o perfil dos imigrantes que buscaram o serviço de psicologia de uma universidade brasileira com vocação internacional. Para tal investigação foi utilizada uma análise documental referente aos atendimentos individuais realizados nos anos de 2016 e 2017. Em termos de conclusão, destacou-se a relação entre a distância cultural, o gênero e o perfil dos cursos em que os imigrantes estavam matriculados com a busca de atendimento psicológico e as demandas de saúde mental e educacionais.

Palabras clave : Imigrantes universitários; Mobilidade acadêmica; Saúde mental, Atendimento psicológico; Interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )