SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Educación de tiempo integral: de la carencia a la protecciónRepresentaciones sociales del profesor por el gestor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SANTOS, José Ricardo Rosa dos; SANTANA, Jeanne Lopes; GUIMARAES, Luís Geraldo Leão  y  BOMFIM, Natanael Reis. PERCEPÇÕES DOS MORADORES DO BAIRRO DA ENGOMADEIRA SOBRE UNEB-BA. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.97-107.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p97-107.

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos moradores do Bairro Engomadeira sobre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, para assim propor melhorias nas relações estabelecidas entre a Comunidade e a Universidade. Para a discussão, utilizaram-se autores como Fialho, Midlej e Santos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários fechados, aplicados em amostra não probabilística de 20 (vinte) moradores, dividindo-se em três grupos, por escolaridade: nível fundamental, nível médio e nível superior, para identificar e analisar as suas percepções. Recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2002) e à luz de autores como Midlej e Santos, para tratamento dos dados coletados. Notou-se no referido estudo que as percepções dos moradores da Engomadeira sobre a Uneb diferem pelo nível de escolaridade, em que os moradores de nível fundamental e médio percebem a universidade com relações positivas e os de nível superior com relações negativas.

Palabras clave : Comunidade; Instituição de ensino; Presença; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )