SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: DA CARÊNCIA À PROTEÇÃOREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR PELO GESTOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SANTOS, José Ricardo Rosa dos; SANTANA, Jeanne Lopes; GUIMARAES, Luís Geraldo Leão  e  BOMFIM, Natanael Reis. PERCEPÇÕES DOS MORADORES DO BAIRRO DA ENGOMADEIRA SOBRE UNEB-BA. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.97-107.  Epub 13-Out-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p97-107.

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos moradores do Bairro Engomadeira sobre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, para assim propor melhorias nas relações estabelecidas entre a Comunidade e a Universidade. Para a discussão, utilizaram-se autores como Fialho, Midlej e Santos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários fechados, aplicados em amostra não probabilística de 20 (vinte) moradores, dividindo-se em três grupos, por escolaridade: nível fundamental, nível médio e nível superior, para identificar e analisar as suas percepções. Recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2002) e à luz de autores como Midlej e Santos, para tratamento dos dados coletados. Notou-se no referido estudo que as percepções dos moradores da Engomadeira sobre a Uneb diferem pelo nível de escolaridade, em que os moradores de nível fundamental e médio percebem a universidade com relações positivas e os de nível superior com relações negativas.

Palavras-chave : Comunidade; Instituição de ensino; Presença; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )