SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52Perceptions of the Residents of the Engomadeira Neighborhood on the UNEB-BAPublic Policies and Social Mobility: Students of University for All Program (PROUNI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

VALE, Sílvia Fernandes do  and  MACIEL, Regina Heloisa. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR PELO GESTOR. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.108-119.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p108-119.

Os gestores convivem diariamente com inúmeras demandas dentro da escola que, na maioria das vezes, estão relacionadas ao professor. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos gestores em relação ao professor. Participaram da pesquisa 5 gestores educacionais da rede de ensino municipal da cidade de Mossoró/RN, os quais responderam uma entrevista aplicada individualmente. A frase estímulo foi “ser professor na atualidade”. O conteúdo transcrito foi analisado com o auxílio do programa IRAMUTEQ. Foi realizada a análise hierárquica descendente, que originou quatro classes: desvalorização profissional, demandas socioeducacionais, relação professor x aluno x família e competências pedagógicas. Ser professor na atualidade é vivenciar um contexto com inúmeras demandas, exigindo do profissional uma formação ampla e condições de trabalho favoráveis. O professor é relacionado ao “ar que a sociedade respira”, tendo em vista o complexo papel que tem a desempenhar no seu trabalho. A representação do professor afasta-se cada vez mais do paradigma tradicional, aproximando-o do paradigma emergente que propõe um profissional em constante formação para atender as políticas educacionais vigentes.

Keywords : Gestor; Professor; Representação social; Profissionalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )