SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Las Percepciones de los Habitantes del barrio de Engomadeira sobre UNEB-BAPolíticas Públicas y Movilidad Social: Egresos del Programa Universidad para Todos (PROUNI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

VALE, Sílvia Fernandes do  y  MACIEL, Regina Heloisa. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR PELO GESTOR. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.52, pp.108-119.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p108-119.

Os gestores convivem diariamente com inúmeras demandas dentro da escola que, na maioria das vezes, estão relacionadas ao professor. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos gestores em relação ao professor. Participaram da pesquisa 5 gestores educacionais da rede de ensino municipal da cidade de Mossoró/RN, os quais responderam uma entrevista aplicada individualmente. A frase estímulo foi “ser professor na atualidade”. O conteúdo transcrito foi analisado com o auxílio do programa IRAMUTEQ. Foi realizada a análise hierárquica descendente, que originou quatro classes: desvalorização profissional, demandas socioeducacionais, relação professor x aluno x família e competências pedagógicas. Ser professor na atualidade é vivenciar um contexto com inúmeras demandas, exigindo do profissional uma formação ampla e condições de trabalho favoráveis. O professor é relacionado ao “ar que a sociedade respira”, tendo em vista o complexo papel que tem a desempenhar no seu trabalho. A representação do professor afasta-se cada vez mais do paradigma tradicional, aproximando-o do paradigma emergente que propõe um profissional em constante formação para atender as políticas educacionais vigentes.

Palabras clave : Gestor; Professor; Representação social; Profissionalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )