SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Indisciplina y acción democrática en la escuela: una revisión sistemáticaEnfrentando la violencia en la escuela: ¿qué señalan las producciones científicas como medidas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SILVA, Graciane Barboza da; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro  y  NAZAR, Thais Cristina Gutstein. EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E ENSINO DE LEITURA: CARACTERÍSTICAS DOS PARTICIPANTES DE ESTUDOS EMPÍRICOS BRASILEIROS DE 2008 A 2017. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.53, pp.45-54.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p45-54.

O presente artigo tem por objetivo descrever as características dos participantes de estudos empíricos que tratam da equivalência de estímulos e ensino de leitura, entre os anos de 2008 a 2017. Foram analisados artigos completos localizados nas bases de dados Periódicos CAPES e PEPSIC, por meio de busca combinada de descritores de equivalência de estímulos e leitura, selecionados a partir de estudos anteriores. Localizaram-se nas bases de dados dezenove artigos que compuseram o estudo. Observou-se que a escola é o local em que mais ocorreram estudos, realizados em sua maioria com crianças de desenvolvimento típico, não leitoras, com faixa etária predominante de seis a sete anos. Sobre o nível de escolaridade dos participantes pode-se identificar que a maioria se encontrava no ensino fundamental, com destaque aos 2° e 3° anos; além disso, foi identificado um estudo com alunos do Ensino Médio. Chama-se atenção à multiplicidade de característica dos participantes (deficiência auditiva, física, intelectual), característica esta vista como positiva e necessária de acordo com os pesquisadores. Sugere-se para estudos futuros ampliação da busca em outros bancos de dados nacionais e internacionais, além da descrição dos procedimentos adotados e resultados obtidos nos diferentes públicos.

Palabras clave : Equivalência de estímulos; Ensino de leitura; Revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )