SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53Confronting violence at school: what do scientific productions point out as measures?Psychological Support to the College Student: the suffering expression in virtual workshops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

BLANKENHEIM, Thaís; RAMOS, Natacha Führ; PIZZINATO, Adolfo  and  COSTA, Angelo Brandelli. INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA APRENDIZAGEM ACERCA DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.53, pp.66-75.  Epub June 24, 2022. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p66-75.

O objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica sobre intervenções realizadas no âmbito escolar brasileiro nos campos de sexualidade e gênero. Foi realizada uma revisão de escopo (Scoping Review) nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic e Google Acadêmico. Verificamos que após o ano de 2012 a produção do campo se intensifica; a maioria das intervenções atua diretamente com alunos, principalmente de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; os delineamentos metodológicos mais utilizados são os qualitativos e o discurso crítico é o que fundamenta a maior parte das publicações, seguido pelo liberal e pós-moderno. Pontua-se, entretanto, a necessidade de investigações desde a faixa etária infantil e que tenham como público-alvo professores/as e educadores/as. Os estudos do tema nas áreas da psicologia e educação devem ser reforçados para que possam trabalhar como propulsores de garantia de direitos e de qualidade de vida para todas as pessoas.

Keywords : Sexualidade; Gênero; Intervenção; Educação; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )