SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Intervenciones educativas para el aprendizaje de la sexualidad y el género en Brasil: una revisión de alcancePolíticas Públicas y Movilidad Social: Egresos del Programa Universidad para Todos (PROUNI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

LOMBA, Jonas Cardoso  y  PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. APOIO PSICOLÓGICO AO UNIVERSITÁRIO: A EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO EM OFICINAS VIRTUAIS. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.53, pp.76-85.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p76-85.

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de apoio psicológico no Ensino Superior, desenvolvida por meio de rodas de conversa presenciais e oficinas realizadas em ambiente virtual, voltadas a estudantes que apresentam algum grau de sofrimento que possa culminar em questões de saúde mental e a subsequente evasão nesse nível da educação no Brasil. Tem por objetivo descrever os procedimentos metodológicos e avaliar seus resultados, considerando a adesão, o tipo de participação nas diferentes etapas propostas e a avaliação de uma das participantes, em entrevista individual, presencial. Constatou-se que a fase presencial da pesquisa representou uma dificuldade aos estudantes que tinham interesse na participação, mas não aderiram à proposta. Na fase virtual, fica evidenciado que escrever, para alguns estudantes, pode representar uma maneira possível para que sentimentos e pensamentos sejam expressos de modo intenso, também promovendo a troca entre participantes e o consequente ganho coletivo.

Palabras clave : Apoio psicológico; Sofrimento psíquico; Estudante universitário; Ciberespaço; Oficina virtual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )