SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53AUTOCONSCIÊNCIA EM TALENTOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (DE 1995 A 2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CALIATTO, Susana G.; MENDES, Carmelinda T. A.  e  ALMEIDA, Leandro S.. MÉTODOS DE ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.53, pp.109-117.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p109-117.

Face às exigências do processo de ensino-aprendizagem na universidade, a literatura mostra a importância de se identificar dimensões que melhor descrevam os métodos de estudo para explicar o rendimento acadêmico dos estudantes. Este artigo descreve a construção e os estudos preliminares de validação de um questionário de avaliação dos métodos de estudo e de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior. Os estudantes foram abordados sobre suas condutas habituais de estudo, dentro e fora de sala de aula, nomeadamente aqueles que melhor explicam ou predizem seus níveis de rendimento acadêmico. Após a uma primeira sistematização do conteúdo das respostas dos estudantes um questionário com 45 itens foi aplicado em 132 estudantes de Portugal, abrangendo diferentes cursos em Ciências e Humanidades, maioritariamente do sexo feminino (81%), do 1º ano, com a idade mais frequente de 18 anos (37,9%). Os resultados da análise fatorial exploratória permitem identificar quatro dimensões: organização e planejamento do estudo (alfa=.76); persistência nas tarefas de estudo (alfa=.78); autoeficácia no estudo (alfa=.65) e participação ativa na sala de aula (alfa=.64). Estas dimensões refletem métodos de estudo que combinam aspectos cognitivos, motivacionais e atitudinais que algumas vezes, aparecem diferenciadas na investigação, podendo o estudante combinar ainda abordagens superficiais e profundas quando necessárias ao seu estudo.

Palavras-chave : Ensino superior; Métodos de estudo; Estratégias de aprendizagem; Rendimento acadêmico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )