SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54Trans-Formation Research and marxist critical in information and knowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

KLOETZER, Laure; DE AGUIAR, Wanda Maria Junqueira  and  FIDALGO, Sueli Salles. REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.7-23.  Epub Apr 30, 2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp7-23.

Escrito em três línguas - embora suas partes não sejam traduzidas em todas as línguas que o constituem - esse texto tripartido tem dois objetivos: primeiramente, busca fornecer uma ideia geral do curso - três cursos em um - que foi oferecido durante a primavera europeia e o outono brasileiro de 2021 por três professoras em parceria para os seus alunos de mestrado e doutorado, ou seja, para estudantes, em sua maioria, das três universidades onde elas lecionam, promovendo uma discussão densa e uma visão ampla acerca do tema do curso, qual seja, Metodologias Críticas de cunho colaborativo, especialmente as que se embasam nos estudos histórico-culturais, conforme discutidos por L. S. Vigotski (1924-1934). O curso foi organizado a partir da ideia inicial e central de uma oportunidade para aprofundar a compreensão dos aspectos que aproximam e diferenciam os trabalhos das três pesquisadoras - Clínica de Atividades, Pesquisa-Trans-Formação, Pesquisa Crítica de Colaboração - e de seus grupos de pesquisa, especialmente no tocante às metodologias empregadas e ao seu trabalho com profissionais da educação. Os resultados das discussões demonstram que as três metodologias se apoiam, em maior ou menor escala, em conceitos tais como contradição, trabalho colaborativo, instrumento-e-resultado, dialética, totalidade-unidade, sentido e significado (ou significação), entre outros. Alguns autores foram também convidados para contribuir com sua visão sobre aspectos específicos da teoria histórico-cultural e/ou possibilidades metodológicas que podem ser desenvolvidas a partir desses estudos. Já outros autores que contribuíram com esse número temático da Revista Psicologia da Educação foram participantes do curso em si - como professores convidados ou como estudantes - e apresentam suas visões sobre o que foi discutido nas semanas de trabalho, i.e., as metodologias de pesquisa e suas bases ou as ideias principais que surgiram nas discussões e contribuíram com a elaboração dos componentes metodológicos de suas teses ou dissertações.

Keywords : Teoria Histórico-Cultural; Metodologias Críticas; Clínica de Atividade; Pesquisa-Trans-Formação; Pesquisa Crítica de Colaboração.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )