SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA:Olvidados tras la exclusión escolar: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

MAGALHAES, Luciana de Oliveira Rocha  y  AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO E A CRÍTICA MARXISTA NA PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.24-32.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp24-32.

Este artigo, de caráter metodológico, pretende expor a perspectiva que deu base à pesquisa desenvolvida na tese “Dimensão subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação”, que compõe o rol de pesquisas críticas que têm sido realizadas pelo GADS (Grupo Atividade Docente e Subjetividade) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e busca enfatizar a crítica marxista como princípio necessário à pesquisa que se propõe transformadora e crítica. Descreve-se o caminho da Pesquisa-Trans-Formação, que se fundamenta no método materialista histórico-dialético e na abordagem categorial, considerando que a presença da crítica, em especial a crítica de base marxista, é imprescindível à criação de estratégias de produção de informação e de conhecimento da pesquisa. Destacou-se, neste artigo, a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade e a perspectiva da Incompletude Crítica no movimento da Pesquisa-Trans-Formação, assim como as estratégias criadas no processo da pesquisa que mais tiveram impacto para o movimento crítico de pesquisar-formar-transformar.

Palabras clave : Pesquisa-Trans-Formação; Crítica marxista; Dimensão subjetiva da realidade; Materialismo histórico-dialético; Psicologia sócio-histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )