SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Investigación-Trans-Formación y la crítica marxista em la producción de información y conocimientoPor un ejercicio colectivo de aprendizaje crítico y colaborativo en los estudios de posgrado: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

ALMEIDA, Victor Alexandre Ferreira de  y  RONCA, Antônio Carlos Caruso. ESQUECIDOS APÓS A EXCLUSÃO ESCOLAR:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.33-42.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp33-42.

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades encontradas no estudo da deriva educacional, condição em que os sujeitos já estiveram na escola, mas foram dela excluídos antes de concluir a educação básica, sendo responsabilizados pelo retorno aos estudos. Trata-se de um ensaio teórico-metodológico que foca no pensamento categorial, sobretudo a categoria da dimensão subjetiva como recurso para apreensão da concreticidade do fenômeno social estudado. A deriva educacional é um fenômeno social pouco estudado no campo da Psicologia da Educação e a possibilidade de explicá-lo é desafiadora, tendo em vista as armadilhas presentes nos discursos carregados da intenção de ocultar o modo como se trata de uma condição social e historicamente determinada no modo de produção capitalista. Diante dessa dificuldade, ter como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico-dialético (MHD) e a Psicologia Sócio-histórica (PSH) foi fundamental. O pensamento categorial possibilitou, partindo das significações dos participantes da pesquisa, superar as múltiplas camadas de aparência para compreender a deriva educacional em sua complexidade. A categoria da dimensão subjetiva e o processo de análise por meio dos núcleos de significação possibilitaram chegar a uma síntese das múltiplas determinações da deriva educacional que permitiu explicá-la de forma contra-hegemônica, apontando para os movimentos já existentes ou ainda necessários para a transformação, sem recorrer à justificativas individualizantes, psicologizantes ou sociologizantes.

Palabras clave : Meta-análise; Pensamento categorial; Metodologia crítica; Dimensão subjetiva; Núcleos de significação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )