SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Olvidados tras la exclusión escolar:Un Experiencia Crítico-Colaborativo para superar las opresiones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier  y  DE SA, Rubens Lacerda. POR UM EXERCÍCIO COLETIVO DE APRENDIZAGEM CRÍTICA E COLABORATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.43-50.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp43-50.

No contexto da pós-graduação, as inúmeras demandas e pressões que recaem sobre professores e alunos em termos de produtividade e o direcionamento metodológico das pesquisas incitam cada vez mais à criação de redes de colaboração que permitam não somente a troca de conhecimentos como também integram o percurso formativo dos pesquisadores no âmbito do mestrado e doutorado. Neste contexto, apresentamos aqui um relato que parte da experiência vivenciada no curso "Critical Research Methodologies: (Some) Cultural-Historical Perspectives”. O curso, base para esta edição especial, resulta da confluência de três Metodologias de Pesquisa Crítica , com vistas a contribuir para a formação de pesquisadores, pautando-se em uma perspectiva dialógica e colaborativa de aprendizagem que possibilite a transformação social. O ferramental teórico abordado, bem como as atividades propostas no percurso formativo mostram-se essenciais e urgentes para um pensar metodológico mais abrangente e crítico ao promover a interação entre alunos e docentes de diferentes países e articular experiências sobre o fazer pesquisa.

Palabras clave : Metodologias críticas; Psicologia histórico-cultural; Formação de pesquisadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )