SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Un Experiencia Crítico-Colaborativo para superar las opresionesColaboración crítica en un curso de lectura en inglés y en portugués para estudiantes con necesidades educativas intelectuales específicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

VERGARA, Martín  y  KLOETZER, Laure. Produzir transformações para estudá-las:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.62-78.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp62-78.

Os conceitos estão no coração da experiência psicológica humana. Graças a eles, podemos nos comunicar, entender e colaborar uns com os outros. Dentro de cada comunidade, os conceitos têm sido aprendidos e podem ser ensinados. Eles são de fundamental importância para a educação em todos os níveis e para as atividades de trabalho. Os conceitos têm sido objeto de estudo em diferentes disciplinas e em diferentes contextos durante anos. Apesar de sua importância e da atenção que receberam, tanto o senso comum quanto a ciência psicológica compreendem conceitos de uma forma muito simplificada que tem consequências para a pesquisa e o ensino. No início do século passado, Vygotsky estudou os conceitos e seu desenvolvimento naquilo que acabaria por abordar a maioria das pontas soltas que permanecem nas perspectivas psicológicas e educacionais dominantes de hoje. Neste artigo, revisamos as principais perspectivas psicológicas sobre conceitos, em particular um dos principais campos de pesquisa em psicologia educacional que tem tratado do fenômeno (Pesquisa sobre Mudança Conceitual), e depois apresentamos algumas críticas transversais daquelas abordagens que se tornarão nossa "pedra de toque" para uma sólida teoria de conceitos. Apresentamos então a abordagem de Vygotsky para o desenvolvimento de conceitos e as implicações metodológicas derivadas da estrutura dialética na qual ela está inserida. Finalmente, estendendo a abordagem de Vygotsky para além do desenvolvimento infantil, apresentamos um método desenvolvido em psicologia do trabalho francês, a Clínica de Atividade, e seu potencial para estudar o desenvolvimento do conceito em atividades de trabalho.

Palabras clave : Conceito; Formação de conceito; Psicologia histórico-cultural; Desenvolvimento do adulto; Metodologia - Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )