SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54La enseñanza de la lengua brasileña de Signos (Libras) desde la perspectiva de un maestro sordo y un maestro oyente:Investigación Crítica Colaborativa: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

VERESOV, Nikolai. Metodologia de pesquisa histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.96-106.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp96-106.

Este artigo resume uma série de estudos sobre a metodologia de investigação histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil, que foi criada pelo autor ao desenvolver o método genético experimental de Vygotsky. Este artigo apresenta as principais características do método experimental-genético de Vygotsky e os principais princípios da metodologia de investigação genética histórico-cultural. O artigo apresenta vários exemplos de estudos experimentais do processo de desenvolvimento infantil na investigação contemporânea que mostram a metodologia de investigação histórico-cultural em ação. O artigo argumenta que esta metodologia é uma metodologia genética, uma vez que se concentra no processo de desenvolvimento, é uma metodologia de investigação, uma vez que permite formular novos tipos de questões de investigação e, finalmente, é uma metodologia histórico-cultural, uma vez que inclui o sistema de conceitos (ferramentas analíticas teóricas) e princípios de método de investigação (método experimental) que criam uma unidade coerente.

Palabras clave : Metodologia de investigação histórico-cultural; Desenvolvimento da criança; Método em Vygotsky.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )