SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Metodologia de pesquisa histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

FIDALGO, Sueli Salles  y  MAGALHAES, Maria Cecília Camargo. Pesquisa Crítica de Colaboração:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.107-117.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp107-117.

Este texto discute a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), uma abordagem prático-teórica utilizada no desenvolvimento de trabalhos voltados à compreensão de conhecimentos e modos de agir, assim como ao questionamento destes, de modos a promover a formação de uma escola decolonial-e-inclusiva. De base marxiana, freiriana e vygotskiana, o texto foi escrito a partir de duas aulas ministradas no Curso “Critical Research Methodologies”, com a presença de professores convidados como a segunda autora deste texto, Maria Cecília C. Magalhães. O presente artigo foi organizado a partir das falas e perguntas dos participantes das duas aulas ministradas por Fidalgo e Magalhães sobre a PCCol, que foram gravadas e transcritas. Em outras palavras, o artigo trará dados produzidos das exposições teórico-metodológicas das apresentadoras e das perguntas e intervenções dos demais participantes, intercaladas de discussão epistemo-metodológica dos conceitos que embasam a PCCol, tais como desenvolvimento da agência relacional e transformadora, a emergência de uma prática profissional pessoal e coletiva responsiva, mas mais fortemente sobre o papel da linguagem na colaboração e como esta se organiza.

Palabras clave : Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol); Teoria histórico-cultural; Educação de Educadores e Pesquisadores; Ressignificação e Transformação; Linguagem e Desenvolvimento de Agência Transformadora..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )