SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Meanings of children about the future of students with school complaintsSchool Well-Being and Perception of Gender Discrimination by Girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

OSTI, Andreia  and  BARBOSA, Tatiana Aparecida. VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA NO COTIDIANO ESCOLAR:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.70-79.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p70-79.

A pesquisa identificou e analisou a representação de 115 alunos do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas de Minas Gerais acerca da violência no contexto escolar. Especificamente buscou-se verificar a respeito da violência psicológica na modalidade humilhação presente na relação educacional entre professores e alunos. A metodologia englobou observação do cotidiano da sala de aula e uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a maioria dos alunos apresenta uma representação da violência vinculada à verificação de agressões físicas, isto é, a representação da violência está ancorada à violência física, tal como em atos de bater, chutar, machucar, brigar, empurrar, esfaquear. Devido a estas representações, notou-se que a violência psicológica é pouco percebida pelos discentes, visto não haver atos físicos visíveis e pela representação de que um professor não age com violência, tendo seus atos explicados e justificados como parte do processo de ensino, o que inclui as atitudes agressivas e humilhantes, em alguns casos, vindas deste profissional.

Keywords : Violência psicológica; Relações Interpessoais; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )