SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55SIGNIFICAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE O FUTURO DE EDUCANDOS COM QUEIXAS ESCOLARESBEM-ESTAR NA ESCOLA E PERCEPÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO POR MENINAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

OSTI, Andreia  e  BARBOSA, Tatiana Aparecida. VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA NO COTIDIANO ESCOLAR:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.70-79.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p70-79.

A pesquisa identificou e analisou a representação de 115 alunos do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas de Minas Gerais acerca da violência no contexto escolar. Especificamente buscou-se verificar a respeito da violência psicológica na modalidade humilhação presente na relação educacional entre professores e alunos. A metodologia englobou observação do cotidiano da sala de aula e uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a maioria dos alunos apresenta uma representação da violência vinculada à verificação de agressões físicas, isto é, a representação da violência está ancorada à violência física, tal como em atos de bater, chutar, machucar, brigar, empurrar, esfaquear. Devido a estas representações, notou-se que a violência psicológica é pouco percebida pelos discentes, visto não haver atos físicos visíveis e pela representação de que um professor não age com violência, tendo seus atos explicados e justificados como parte do processo de ensino, o que inclui as atitudes agressivas e humilhantes, em alguns casos, vindas deste profissional.

Palavras-chave : Violência psicológica; Relações Interpessoais; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )