SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Repercusiones del llanto de bebés durante el proceso de adaptación a guarderíaPsicología Educativa y Escolar en el “Jornal do Psicólogo” del CRP-MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BUSARELLO, Flávia R.  y  SAWAIA, Bader B.. PESQUISACAMINHANTE:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.98-105.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p98-105.

Este artigo relata uma pesquisa ação-participante longitudinal realizada desde 2016 até 2021 com mulheres indígenas Xokleng/Laklãnõ que vivem no contexto urbano de Blumenau, SC. Analisa a trama afetiva que compôs esta caminhada de seis anos e traça a configuração do método que denominamos de pesquisacaminhante para demarcar a temporalidade e o lugar das pesquisadoras, das pesquisadoras-participantes e sua intencionalidade, de fortalecer a luta e a resistência dessas que vivem na cidade de Blumenau, uma cidade de origem germânica e marcadamente “branca”. Como instrumento, foram utilizados entrevistas, fotografias, diversos encontros pela cidade e participação em eventos oficiais e, principalmente, encontros constantes entre as pesquisadoras, nos quais elas puderam se expressar como mulheres indígenas. O referencial teórico é a psicologia sócio-histórica, com base nas reflexões de Vigotski e Spinoza, utilizando o afeto como bússola das ações. O método revelou potência para contribuir com a práxis da psicologia social, destacando aquelas voltadas às comunidades tracionais.

Palabras clave : Psicologia Social; Pesquisa Ação-Participante longitudinal; Povos Indígenas; Afetos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )