SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Investigación walker:INTERCAMBIOS ENTRE LA EDUCACIÓN Y LA TEORÍA DE LAS REPRESENTACIONES SOCIALES EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

MONIZ, Luíza de Castro et al. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR NO “JORNAL DO PSICÓLOGO” DO CRP-MG. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.106-118.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p106-118.

O Jornal do Psicólogo (JP) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) é uma fonte histórica sobre a interface Psicologia e Educação. Este estudo objetivou analisar as referências à Psicologia Educacional e Escolar (PEE) nesse periódico, elencando as citações sobre o profissional dessa área e a Educação brasileira, se essas referências são fundamentadas em pressupostos críticos, e quais são as contribuições veiculadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus foi constituído por 89 edições do jornal, das quais 35 traziam dados sobre a temática, que foram tratados através da análise de conteúdo. Os artigos selecionados para amostra denotam atuação do psicólogo numa perspectiva institucional e crítica, destacando-se a promoção de eventos, notícias sobre a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e referência a profissionais mineiros. Os anos de 1999 a 2004 foram os mais produtivos com relação às publicações, corroborando a produção acadêmica crítica em PEE à época. Acredita-se que o decréscimo nos anos seguintes está relacionado à defesa do psicólogo como profissional da saúde. As gestões do CRP-MG influenciam os conteúdos do JP, mas, geralmente, a PEE é menos citada dentre as temáticas, como saúde mental e luta antimanicomial. As referências à Educação são pautadas nos Direitos Humanos e na concepção de escola democrática. O JP cumpre o papel de tratar as práticas do psicólogo na Educação numa perspectiva contrária à atuação individualizante e médico-clínica; porém, carece de uma maior divulgação da PEE a fim de fortalecer a imagem desse profissional como agente de transformação do contexto escolar.

Palabras clave : Psicologia Escolar; Psicologia Educacional; História da Psicologia; Minas Gerais; Psicólogo Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )