SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Educational and School Psychology in the “Journal of Psychologist” of CRP-MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

SOUSA, Clarilza Prado de  and  NOVAES, Adelina. Intercâmbios entre Educação e Teoria das Representações Sociais no Brasil. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.119-128.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p119-128.

Neste artigo propomos oferecer uma perspectiva alternativa àquelas que orientam a análise da relação entre a Educação e a Teoria das Representações Sociais. Em oposição à tradição que considera a Educação como um campo de aplicação da psicologia, argumentamos que existem contribuições mútuas entre as duas esferas do conhecimento. A reciprocidade é entendida como o processo de interação recíproca, interdependência e cooperação, solidariedade e ajuda mútua. A mutualidade entre a Educação e a Teoria das Representações Sociais consiste no movimento que estimula os estudos no contexto brasileiro, especialmente os que foram desenvolvidos no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed). As análises realizadas sobre as contribuições da Teoria das Representações Sociais à Educação destacam o aumento das pesquisas que consideram a produção de conhecimento a partir de realidades sociais contextualizadas, bem como a importância da subjetividade dos educadores e aprendizes. Ao mesmo tempo, a Educação vem oferecendo às pesquisas sobre representações sociais um progresso que vai do diagnóstico à práxis, guiado principalmente por abordagens críticas e políticas do pensamento educacional.

Keywords : Educação; Teoria das Representações Sociais; Brasil; Mutualidade; Reciprocidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )