SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO EM FREUD: SUBLIMAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIAPRODUÇÃO HUMORÍSTICA E SOFRIMENTO PSÍQUICO: HUMOR NA ESCOLA COMO DISPOSITIVO DE SOBREVIVÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

O’LOUGHLIN, Michael. Imaginando uma Pedagogia Descolonizadora para Crianças: Uma Perspectiva Social-Psicanalítica Crítica. Psic. da Ed. [online]. 2024, n.57, pp.23-32.  Epub 03-Maio-2025. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p23-32.

Uma descrição dos desafios enfrentados pelos professores nos tempos contemporâneos, quando a guerra, o deslocamento e outras forças reacionárias tornam a infância precária e resultam em uma subjetividade separada da história e caracterizada pela melancolia, é usada como base para investigar as profundas implicações desses contextos no trabalho pedagógico. O autor intersecciona os campos da pedagogia, psicanálise e teoria decolonial para explorar o potencial de uma pedagogia que amplie as possibilidades de crianças, particularmente aquelas de grupos subalternizados, para relações éticas e agência. A psicanálise é proposta como uma ferramenta para resgatar narrativas e restaurar a possibilidade metafórica em crianças cujas subjetividades são frequentemente obstruídas por forças ideológicas externas, como o neoliberalismo e o capitalismo racial. O artigo também sugere alguns princípios centrais que educadores críticos podem usar para construir uma pedagogia decolonial para crianças por meio de uma perspectiva social-psicanalítica crítica, destacando que, para isso, é necessária uma formação crítica e introspectiva para os professores.

Palavras-chave : Pedagogia; Psicanálise; Professores; Subjetividade infantil; Teoria decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês