SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue57Georges Hébert and the legitimation of sport in Brazil: observations based on the press (1920-1930)Identity(s), school culture and subjectivities: the threads that constitute the process of teacher socialization of Physical Education teachers beginners in the teaching career author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GONCALVES, Valéria; GONZALEZ, Fernando Jaime  and  BORGES, Robson Machado. A abordagem da competição esportiva na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54308.  Epub Oct 15, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54308.

O esporte e a competição são assuntos completamente interligados e que estão presentes na sociedade de diferentes formas. Contudo, professores de Educação Física (EF) escolar têm dificuldades em contextualizar a competição em suas aulas, muitas vezes por desconhecerem propostas que abordam o assunto de forma significativa para eles. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo principal descrever as decorrências de uma pesquisa-ação com docentes de EF, acerca do tratamento da competição esportiva na escola. Em oito encontros, um dos pesquisadores e duas professoras se reuniram para estudar a aplicação do Sport Education. Os resultados apontam uma mudança na concepção das docentes sobre a contextualização da competição esportiva nas aulas de EF, uma vez que elas compreenderam a possibilidade de se trabalhar com essa temática a partir dos princípios do Sport Education.

Keywords : Competição; Sport education; Formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )