SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Georges Hébert y la legitimación del deporte en Brasil: apuntes a partir de la prensa (1920-1930)Identidad(es), cultura escolar y subjetividades: los hilos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GONCALVES, Valéria; GONZALEZ, Fernando Jaime  y  BORGES, Robson Machado. A abordagem da competição esportiva na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54308.  Epub 15-Oct-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54308.

O esporte e a competição são assuntos completamente interligados e que estão presentes na sociedade de diferentes formas. Contudo, professores de Educação Física (EF) escolar têm dificuldades em contextualizar a competição em suas aulas, muitas vezes por desconhecerem propostas que abordam o assunto de forma significativa para eles. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo principal descrever as decorrências de uma pesquisa-ação com docentes de EF, acerca do tratamento da competição esportiva na escola. Em oito encontros, um dos pesquisadores e duas professoras se reuniram para estudar a aplicação do Sport Education. Os resultados apontam uma mudança na concepção das docentes sobre a contextualização da competição esportiva nas aulas de EF, uma vez que elas compreenderam a possibilidade de se trabalhar com essa temática a partir dos princípios do Sport Education.

Palabras clave : Competição; Sport education; Formação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )