SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue57The approach of sports competition in school: an action research with Physical Education teachersThe ludic in health context: interrelationships with humanized practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

FRASSON, Jéssica Serafim  and  WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54326.  Epub Oct 15, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54326.

Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social.

Keywords : Socialização docente; Professor de educação física; Professor iniciante.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )