SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57El abordage de la competición deportiva en la escuela: una investigación-acción con profesores de Educación FísicaEl lúdico en contexto de salud: interrelaciones com las prácticas humanizadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FRASSON, Jéssica Serafim  y  WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54326.  Epub 15-Oct-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54326.

Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social.

Palabras clave : Socialização docente; Professor de educação física; Professor iniciante.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )