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Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
FRASSON, Jéssica Serafim e WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54326. Epub 15-Out-2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54326.
Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social.
Palavras-chave : Socialização docente; Professor de educação física; Professor iniciante.