SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Identidad(es), cultura escolar y subjetividades: los hilos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docenteLas condiciones para la Educación Física en escuelas técnicas estatales paulistas: un estudio sobre los recursos y la infraestructura escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BATAGLION, Giandra Anceski  y  MARINHO, Alcyane. O lúdico em contexto de saúde: inter-relações com as práticas humanizadas. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54349.  Epub 15-Oct-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54349.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções e as formas de utilização do lúdico por profissionais, que atuam na reabilitação de crianças com deficiência, em uma instituição de saúde estadual de Santa Catarina. A pesquisa configura-se como uma investigação de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa dos dados. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e observações sistemáticas. A análise de dados ocorreu por meio da técnica “análise de conteúdo”. As profissionais demonstraram visões semelhantes sobre o lúdico reconhecendo-o nos jogos e nas brincadeiras que propiciam prazer e diversão, porém, desconsideraram outras possibilidades de sua fruição, fato que, aparentemente, não influencia na utilização deste elemento no contexto investigado. Isto porque o atendimento humanizado é refletido na manifestação de elementos lúdicos geradores de benefícios em todos os aspectos da vida da criança.

Palabras clave : Crianças com deficiência; Humanização da assistência; Reabilitação; Jogos e brinquedos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )