SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/ mídia: uma relação possível? Análise das propostas curriculares de universidades federais brasileirasO movimento na luta pela vida: sistema de organização e treinamento dos gladiadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

VAROTTI, Felipe de Pilla  e  NASSIF, Vânia Maria Jorge. GP Brasil de Fórmula 1: um megaevento esportivo e sua relação com a cidade de São Paulo. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e55379.  Epub 15-Out-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55379.

A temática sobre os megaeventos esportivos ganhou ampla discussão no cenário político e esportivo nacional na última década. Megaeventos esportivos atraem grande número de visitantes e promovem a venda de grande quantidade de ingressos; possuem relevância e cobertura de mídia internacionais; exigem um grande investimento por parte dos organizadores, representados por entidades governamentais em conjunto com entidades não governamentais; geram significativa atividade econômica para as cidades sedes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, foram analisadas essas características e chegou-se a conclusão que o GP Brasil é classificado como um megaevento esportivo. Este estudo demonstra também que sediar um megaevento esportivo deve fazer parte de um planejamento eficiente visando reais benefícios para a população das cidades sedes. Um evento que ocorra de maneira consecutiva, por vários anos, em um mesmo local, reúne maiores condições de gerar uma identificação com sua cidade sede, facilitando o desenvolvimento desses possíveis benefícios.

Palavras-chave : Megaeventos esportivos; GP Brasil de Fórmula 1; Automobilismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )