SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57GP Brasil de Fórmula 1: um megaevento esportivo e sua relação com a cidade de São PauloSustentabilidade financeira da arena Beira-Rio: sede da Copa do Mundo FIFA 2014 em Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

VECCHIO, Fabricio Boscolo Del; DIAS, Bruno da Costa  e  TUCHTENHAGEN, Aline Xavier. O movimento na luta pela vida: sistema de organização e treinamento dos gladiadores. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e55655.  Epub 15-Out-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55655.

Introdução e Objetivo:

Apresentar a origem dos gladiadores, seus sistemas de treinamento e vida cotidiana.

Procedimentos metodológicos:

Realizou-se revisão narrativa, a partir de recuperação de fatos históricos contidos em fontes iconográficas, eletrônicas e bibliográficas.

Discussão:

Acredita-se que a origem dos jogos de gladiadores seja etrusca, inicialmente realizados como parte de ritos funerais. Após inserido na famiglia gladiatoria, os gladiadores seguiam as leis das escolas de formação (ludus). Gladiadores que haviam combatido durante muito tempo, e sobreviveram a todos os combates, recebiam uma espada de madeira como símbolo de sua aposentadoria, denominada rudis.

Conclusão:

Por um período de quase 600 anos, a arena foi um dos entretenimentos mais populares do mundo romano. Combates de gladiadores eram um elemento do paganismo que governou Roma até a conversão do imperador Constantino ao cristianismo no século IV, e ocupam um lugar central na percepção popular moderna de comportamento romano.

Palavras-chave : Mundo romano; Luta; História antiga.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )