SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue57Financial sustainability of the Beira-Rio arena: venue of the 2014 FIFA World Cup in Porto AlegreThe process of validation of instruments in a qualitative research in Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GARCIA, Rafael Marques  and  PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e53652.  Epub Oct 15, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53652.

Trata-se de uma reflexão sobre o método de emancipação intelectual exposto por Jacques Rancière e suas possíveis contribuições para a Educação Física no ensino superior. Percebemos que os métodos empregados em uma disciplina do curso assemelham-se ao método de embrutecimento, que segundo o autor, não contribuem para a formação crítica dos alunos enquanto constituintes de uma sociedade democrática.

Keywords : Educação física; Metodologia de ensino; Jacques Rancière.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )