SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Sostenibilidad financiera de la arena Beira-Rio: sede de la Copa Mundial de la FIFA 2014 en Porto AlegreEl proceso de validación de um instrumento em uma investigación cualitativa em educación física. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GARCIA, Rafael Marques  y  PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e53652.  Epub 15-Oct-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53652.

Trata-se de uma reflexão sobre o método de emancipação intelectual exposto por Jacques Rancière e suas possíveis contribuições para a Educação Física no ensino superior. Percebemos que os métodos empregados em uma disciplina do curso assemelham-se ao método de embrutecimento, que segundo o autor, não contribuem para a formação crítica dos alunos enquanto constituintes de uma sociedade democrática.

Palabras clave : Educação física; Metodologia de ensino; Jacques Rancière.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )