SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Sustentabilidade financeira da arena Beira-Rio: sede da Copa do Mundo FIFA 2014 em Porto AlegreO processo de validação de instrumentos em uma pesquisa qualitativa em Educação Física. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GARCIA, Rafael Marques  e  PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e53652.  Epub 15-Out-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53652.

Trata-se de uma reflexão sobre o método de emancipação intelectual exposto por Jacques Rancière e suas possíveis contribuições para a Educação Física no ensino superior. Percebemos que os métodos empregados em uma disciplina do curso assemelham-se ao método de embrutecimento, que segundo o autor, não contribuem para a formação crítica dos alunos enquanto constituintes de uma sociedade democrática.

Palavras-chave : Educação física; Metodologia de ensino; Jacques Rancière.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )