SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número57Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação FísicaCaminhos do espírito samurai no karatê shotokan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

VARANDA, Sarai Schmidt; BENITES, Larissa Cerignoni  e  SOUZA NETO, Samuel de. O processo de validação de instrumentos em uma pesquisa qualitativa em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e53877.  Epub 15-Out-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53877.

A pesquisa qualitativa tem como foco os aspectos não quantificáveis da realidade. A validez de uma pesquisa qualitativa se dá em função da mesma garantir que o pesquisador alcance o que se propôs desvendar. O presente trabalho mostra o processo de validação dos instrumentos utilizados em uma pesquisa qualitativa na área da Educação Física. O processo se deu em dois momentos; a validação de conteúdo e o pré-teste. Os instrumentos validados foram um questionário e dois roteiros de grupos focais. Cinco juízes sobre o tema foram convidados a avaliar o conteúdo dos instrumentos, posteriormente foi realizado o pré-teste com seis participantes. As alterações propostas foram desde a criação de um questionário específico para os alunos, até a reescrita de alguns enunciados, e modificação na estrutura dos instrumentos. Dessa forma, a validação se mostra de fato importante, podendo a realização de mais de uma técnica garantir melhor alcance das possibilidades.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Validação; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )