SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58A utilização de recursos tecnológicos por professores de Educação Física do município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FORNTUNATO, Jonatan et al. “Nada se cria...”: o crossfit enquanto prática corporal ressignificada. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55291.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55291.

O presente artigo realizou uma análise aproximando o Crossfit de práticas corporais sistematizadas antes de seu surgimento. O objetivo foi verificar se tais práticas possuem algum vínculo com o que o Crossfit se tornou. Iniciou-se com uma introdução do Crossfit evidenciando seus aspectos principais, bem como explorando a sua origem. Realizou-se um diálogo com a literatura acadêmica e com as informações encontradas em fontes oficiais da modalidade. A título de conclusão, percebeu-se que o Crossfit surgiu de maneira a institucionalizar práticas anteriores, oriundas principalmente da Ginástica Alemã e da Calistenia, agregando também as lógicas do esporte moderno. Nesse sentido, a modalidade apropria-se de práticas já conhecidas e as ressignifica, utilizando-as com a proposta de desenvolver atletas “completos” e empreendedores de si mesmo.

Palavras-chave : Crossfit; Ginástica; Calistenia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )