SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58The use of technological resources by teachers of Physical Education of the municipality of Rio de JaneiroTeacher education in Physical Education and the learning with the school: the possibility of Practice as a Curricular Component author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOUZA, Adriano Lopes de  and  TAVARES, Otávio. A percepção discente em relação às aprendizagens dos conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56259.  Epub Sep 11, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56259.

Em articulação com a problemática do aparecimento oculto da dimensão atitudinal no contexto das aulas de Educação Física, o presente estudo tem como objetivo investigar a percepção discente sobre os conteúdos atitudinais aprendidos nas aulas de Educação Física. Adota o delineamento de um estudo qualitativo descritivo. Para realizar a nossa coleta de dados, empregamos a técnica do grupo focal com cinco alunos de uma escola da rede pública do município de Vitória-ES. Na perspectiva dos discentes participantes deste estudo, as aulas de Educação Física propiciam, dentre outras coisas, a aprendizagem de diferentes aspectos referentes à dimensão atitudinal (normas, valores e atitudes), confirmando a nossa hipótese de que este espaço possui um grande potencial para desenvolvê-los.

Keywords : Conteúdos atitudinais; Grupo focal; Educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )