SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Formação inicial em Educação Física e as aprendizagens com a escola: a possibilidade da prática como componente curricularEducação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de  e  ARRUDA, Emerson Pereira de Souza. Entre o lance e a chance: lógica interna numa final de badminton. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56349.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56349.

Este estudo investigou a lógica interna do badminton ressaltando a importância de decifrar a complexidade das suas interações comunicativas para a educação física escolar. Foi analisada a final individual feminina das Olímpiadas Escolares (etapa 12-14 anos), realizada na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa dos dados e procedimento de observação direta. Identificamos que as interações motrizes nesse jogo esportivo exigem muita rapidez nas tomadas de decisão e escolhas táticas eficientes, sob a pena de precipitações e antecipações da adversária. Evidenciamos que as interações de contracomunicação revelam estágio de concentração das jogadoras, capacidade de “leitura” de jogo, antecipação tática. Destarte, é um estudo que possibilita conhecimentos aplicáveis tanto no mundo do esporte de rendimento quanto na prática pedagógica escolar.

Palavras-chave : Badminton; Interação; Lógica interna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )