SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58Between the movement and the chance: internal logic in a badminton finalsThe organization of pedagogical work in early childhood education: specificities and relationships with Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

FERREIRA, Talita  and  MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56400.  Epub Sep 11, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56400.

Este estudo objetivou identificar e apresentar concepções, crenças e contextos episódicos do futebol que marcaram a vida dos sujeitos participantes - adolescentes/ estudantes - como conteúdo e estratégia de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os relatos foram obtidos a partir do método de participação coletiva de opiniões, denominado “roda de conversa” com estudantes de uma escola estadual em Cuiabá-MT. O estudo indicou a necessidade de se pensar o futebol num contexto sócio-histórico nas aulas de Educação Física e não somente como elemento esportivo explorado a partir da vivência técnica e tática. Assim, os alunos poderão se perceber como cidadãos críticos e participativos socialmente e não apenas reprodutores de habilidades físicas e/ou idealizações midiáticas.

Keywords : Futebol; Educação física; Sociologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )