SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Entre la jugada y la oportunidad: lógica interna em uma final de bádmintonLa organización del trabajo pedagógico en la educación infantil: especificidades y relaciones con la Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FERREIRA, Talita  y  MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56400.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56400.

Este estudo objetivou identificar e apresentar concepções, crenças e contextos episódicos do futebol que marcaram a vida dos sujeitos participantes - adolescentes/ estudantes - como conteúdo e estratégia de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os relatos foram obtidos a partir do método de participação coletiva de opiniões, denominado “roda de conversa” com estudantes de uma escola estadual em Cuiabá-MT. O estudo indicou a necessidade de se pensar o futebol num contexto sócio-histórico nas aulas de Educação Física e não somente como elemento esportivo explorado a partir da vivência técnica e tática. Assim, os alunos poderão se perceber como cidadãos críticos e participativos socialmente e não apenas reprodutores de habilidades físicas e/ou idealizações midiáticas.

Palabras clave : Futebol; Educação física; Sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )