SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Entre o lance e a chance: lógica interna numa final de badmintonA organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FERREIRA, Talita  e  MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56400.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56400.

Este estudo objetivou identificar e apresentar concepções, crenças e contextos episódicos do futebol que marcaram a vida dos sujeitos participantes - adolescentes/ estudantes - como conteúdo e estratégia de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os relatos foram obtidos a partir do método de participação coletiva de opiniões, denominado “roda de conversa” com estudantes de uma escola estadual em Cuiabá-MT. O estudo indicou a necessidade de se pensar o futebol num contexto sócio-histórico nas aulas de Educação Física e não somente como elemento esportivo explorado a partir da vivência técnica e tática. Assim, os alunos poderão se perceber como cidadãos críticos e participativos socialmente e não apenas reprodutores de habilidades físicas e/ou idealizações midiáticas.

Palavras-chave : Futebol; Educação física; Sociologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )