SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Educación Física escolar y fútbol: lo que los estudiantes de la escuela secundaria pensanEl juego tradicional en el contexto actual de la cuarta colonia de inmigración italiana en Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SOUZA, Bárbara Isabela Soares de. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56519.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56519.

Este artigo caracteriza-se como um estudo teórico, cujo objetivo é apresentar aos professores e professoras de Educação Física inseridos na Educação Infantil, princípios teórico-epistemológicos e metodológicos pautados na Teoria Histórico-Cultural, Teoria Histórico Crítica e Pedagogia Crítico-Superadora, que os possibilitem qualificar a atuação através da compreensão das especificidades pertencentes à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isto, abordamos sobre a criança e sua relação com a docência, o par dialético “cuidar e educar”, a organização do tempo e espaço, os materiais e recursos didático-pedagógicos, o currículo e a avalição, estabelecendo relações com a Educação Física e a Cultura Corporal.

Palabras clave : Organização do trabalho pedagógico; Educação física; Educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )