SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Educação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médioO jogo tradicional no contexto atual da quarta colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Bárbara Isabela Soares de. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56519.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56519.

Este artigo caracteriza-se como um estudo teórico, cujo objetivo é apresentar aos professores e professoras de Educação Física inseridos na Educação Infantil, princípios teórico-epistemológicos e metodológicos pautados na Teoria Histórico-Cultural, Teoria Histórico Crítica e Pedagogia Crítico-Superadora, que os possibilitem qualificar a atuação através da compreensão das especificidades pertencentes à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isto, abordamos sobre a criança e sua relação com a docência, o par dialético “cuidar e educar”, a organização do tempo e espaço, os materiais e recursos didático-pedagógicos, o currículo e a avalição, estabelecendo relações com a Educação Física e a Cultura Corporal.

Palavras-chave : Organização do trabalho pedagógico; Educação física; Educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )